A HISTÓRIA DAS FERROVIAS NO BRASIL E A POLÍCIA DOS CAMINHOS DE FERRO

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A construção da primeira ferrovia do Brasil foi concedida em 1852 a Irineu Evangelista de Souza (o Barão de Mauá). O trecho saia da Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, e seguia em direção à cidade de Petrópolis (RJ), tinha 14,5 quilômetros de extensão e foi inaugurada no dia 30 de abril de 1854 por dom Pedro 2º.
Ela foi a primeira operação intermodal do Brasil, pois permitia a integração do transporte hidroviário e ferroviário. Após a inauguração da Estrada de Ferro Mauá sucederam-se as seguintes ferrovias
Ferrovia                                                            Data de Inauguração
Companhia Mogiana (SP)                                 03/05/1875
Companhia Sorocabana (SP)                             10/07/1875
Central da Bahia (BA)                                       02/02/1876
 Santo Amaro                                                     02/12/1880
Paranaguá a Curitiba (PR)                                 19/12/1883
 Porto Alegre a Novo Hamburgo (RS)               14/04/1884
Dona Tereza Cristina      (SC)                            04/09/1884
Com a história da criação das ferrovias no Brasil criou-se também a necessidade de obter segurança para suas cargas e passageiros que eram transportados, e através do decreto imperial de No 641, DE 26 DE JUNHO DE 1852, nasceu a Primeira Polícia do Brasil a Policia dos Caminhos de Ferro, pois neste período as Policias existentes eram conhecidas como Guardas de províncias.
§ 14º Por meio dos necessarios Regulamentos, e de intelligencia com a Companhia, providenciará o Governo sobre os meios de fiscalisação, segurança e POLÍCIA do caminho de ferro, bem como estatuirá quaesquer outras medidas relativas á construcção, uso, conservação e costeio do caminho de ferro, podendo impor aos infractores penas de multa até duzentos mil réis, e de prisão até tres mezes, e solicitando do Corpo Legislativo providencias ácerca de penas mais graves e proporcionadas aos crimes que possão affectar a sorte da empresa, as garantias do publico, e os interesses do Estado. (EXTRAIDO DA LEI).
A implantação das ferrovias em São Paulo está ligada à expansão da cafeicultura para oeste, formando uma malha em direção ao porto de Santos. Eram 18 ferrovias que chegavam, às vezes, até as fazendas de café e, por isso, apresentam vários ramais. Podemos destacar as seguintes: Estrada de Ferro Sorocabana - com 2.074 km; Companhia Mogiana de Estradas de Ferro - 1.954 km; Estrada de Ferro Noroeste do Brasil - 1.539km; Companhia Paulista de Estradas de Ferro - 1.536 km; Estrada de Ferro Araraquara – com 379 km.
A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi construída a partir de 1905, partindo de Bauru (SP), ela atravessava São Paulo e o Estado de Mato Grosso do Sul até Corumbá na fronteira com a Bolívia.
Sul, Norte e Nordeste do país No Rio Grande do Sul,
 Construiu-se a primeira via férrea por Lei Provincial de 1867. Ela começou a funcionar em 1871 ligando Porto Alegre a Nova Hamburgo e, em 1874, estendeu-se de Porto Alegre a São Leopoldo a Nova Hamburgo e, em 1874 e estendeu-se de Porto Alegre a São Leopoldo.
Com a assinatura do Tratado de Petrópolis com a Bolívia em 1903, o Brasil constrói a ferrovia Madeira-Mamoré (concluída em 1912) no meio da Amazônia para permitir o escoamento de látex da região e para permitir o acesso da Bolívia ao oceano Atlântico. As obras não foram fáceis e milhares de brasileiros morreram nesta por causa da febre amarela e malária.
No Nordeste temos a construção das estradas de ferro Recife ao São Francisco e Salvador ao São Francisco, posteriormente interligadas e que passaram a integrar a malha ferroviária desta região, tendo como uma de suas finalidades o escoamento da produção da indústria canavieira e dos produtos manufaturados importados.
Auxilio da História - em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/ferrovias-no-brasil-historia-dos-trens-no-pais.

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