A HISTÓRIA DAS FERROVIAS NO BRASIL E A POLÍCIA DOS CAMINHOS DE FERRO

A construção da primeira ferrovia
do Brasil foi concedida em 1852 a Irineu Evangelista de Souza (o Barão de
Mauá). O trecho saia da Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, e
seguia em direção à cidade de Petrópolis (RJ), tinha 14,5 quilômetros de
extensão e foi inaugurada no dia 30 de abril de 1854 por dom Pedro 2º.
Ela foi a primeira operação
intermodal do Brasil, pois permitia a integração do transporte hidroviário e
ferroviário. Após a inauguração da Estrada de Ferro Mauá sucederam-se as
seguintes ferrovias
Ferrovia Data
de Inauguração
Companhia Mogiana (SP) 03/05/1875
Companhia Sorocabana (SP) 10/07/1875
Central da Bahia (BA) 02/02/1876
Santo Amaro 02/12/1880
Paranaguá a Curitiba (PR) 19/12/1883
Porto Alegre a Novo Hamburgo (RS) 14/04/1884
Dona Tereza Cristina (SC) 04/09/1884
Com a história da criação das
ferrovias no Brasil criou-se também a necessidade de obter segurança para suas
cargas e passageiros que eram transportados, e através do decreto imperial de No
641, DE 26 DE JUNHO DE 1852, nasceu a Primeira Polícia do Brasil a Policia dos
Caminhos de Ferro, pois neste período as Policias existentes eram conhecidas
como Guardas de províncias.
§ 14º Por meio dos necessarios
Regulamentos, e de intelligencia com a Companhia, providenciará o Governo sobre
os meios de fiscalisação, segurança e POLÍCIA do caminho de ferro, bem como
estatuirá quaesquer outras medidas relativas á construcção, uso, conservação e
costeio do caminho de ferro, podendo impor aos infractores penas de multa até
duzentos mil réis, e de prisão até tres mezes, e solicitando do Corpo
Legislativo providencias ácerca de penas mais graves e proporcionadas aos
crimes que possão affectar a sorte da empresa, as garantias do publico, e os
interesses do Estado. (EXTRAIDO DA LEI).
A implantação das ferrovias em
São Paulo está ligada à expansão da cafeicultura para oeste, formando uma malha
em direção ao porto de Santos. Eram 18 ferrovias que chegavam, às vezes, até as
fazendas de café e, por isso, apresentam vários ramais. Podemos destacar as
seguintes: Estrada de Ferro Sorocabana - com 2.074 km; Companhia Mogiana de
Estradas de Ferro - 1.954 km; Estrada de Ferro Noroeste do Brasil - 1.539km;
Companhia Paulista de Estradas de Ferro - 1.536 km; Estrada de Ferro Araraquara
– com 379 km.
A Estrada de Ferro Noroeste do
Brasil foi construída a partir de 1905, partindo de Bauru (SP), ela atravessava
São Paulo e o Estado de Mato Grosso do Sul até Corumbá na fronteira com a
Bolívia.
Sul, Norte e Nordeste do país No Rio Grande do Sul,
Construiu-se a primeira via férrea por Lei
Provincial de 1867. Ela começou a funcionar em 1871 ligando Porto Alegre a Nova
Hamburgo e, em 1874, estendeu-se de Porto Alegre a São Leopoldo a Nova Hamburgo
e, em 1874 e estendeu-se de Porto Alegre a São Leopoldo.
Com a assinatura do Tratado de
Petrópolis com a Bolívia em 1903, o Brasil constrói a ferrovia Madeira-Mamoré
(concluída em 1912) no meio da Amazônia para permitir o escoamento de látex da
região e para permitir o acesso da Bolívia ao oceano Atlântico. As obras não
foram fáceis e milhares de brasileiros morreram nesta por causa da febre
amarela e malária.
No Nordeste temos a construção
das estradas de ferro Recife ao São Francisco e Salvador ao São Francisco,
posteriormente interligadas e que passaram a integrar a malha ferroviária desta
região, tendo como uma de suas finalidades o escoamento da produção da
indústria canavieira e dos produtos manufaturados importados.
Auxilio da História - em
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/ferrovias-no-brasil-historia-dos-trens-no-pais.
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