COMO A POLÍCIA MAIS ANTIGA DO BRASIL PODE DESAPARECER.

Resultado de imagem para d. pedro II


D. Pedro II imperador do Brasil da início a construção da ferrovia no país e com isso cria a primeira polícia especializada do Brasil a POLÍCIA DOS CAMINHOS DE FERRO através do decreto imperial 641, ao passar do tempo teve novas nomenclaturas mas nunca deixou de ser Polícia, mantida por várias leis no decorrer destes 161 anos, quando já na constituição de 1988 fora recepcionada no art.144 como segue:
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

        I -  polícia federal;

        II -  polícia rodoviária federal;

        III -  polícia ferroviária federal;

        IV -  polícias civis;

        V -  polícias militares e corpos de bombeiros militares.
   § 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
Hoje com o advento da criação do novo Ministério Extraordinário da Segurança Pública e a criação do SUSP abriram uma lacuna para a inconstitucionalidade da mesma VETANDO o item 3º da constituição deixando de fora a Primeira Polícia do Brasil, sabemos que o governo só lembra de ferrovias quando existe uma paralização como a dos caminhoneiros no último mês pouco se importando por aqueles que fizeram no início do século o motor de crescimento do país.
Mas salientamos aos senhores da razão que a mesma nunca deixou de existir no senário nacional, mesmo com pouco investimento homens valorosos derramaram seu sangue e suor para manter a segurança dos trilhos do Brasil, mesmo com a ineficácia dos políticos em investimentos no modal ferroviário estes homens ainda confiam em sua regularização.
O que é de se estranhar é um presidente da república doutor e professor de direito constitucional vetar um Policiamento criado no Império ficar de fora do SUSP.
FERROVIA É O MODAL MAIS SEGURO QUE EXISTE, MODERNO E EFICAZ COM A POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL.
Não vamos deixar de existir porque fazemos parte da história deste país.

PFF ABRÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas