Policiais ferroviários organizam carreata

Policiais ferroviários organizam carreata

Publicação: 24/03/2015 13:32 Atualização: 24/03/2015 14:16

Trabalhadores da Polícia Ferroviária Federal (PFF) organizam uma carreata para a tarde desta terça-feira. Com o protesto, a categoria pretende reivindicar a atuação no esquema de segurança das estações do metrô do Recife. 

O cortejo será realizado da Estação Recife, no bairro de São José, até o bairro do Derby e de lá, de volta para a estação. Atualmente, a categoria atua apenas em serviços sociais, como em casos de acidente e emergências de saúde.

Em agosto de 2014, os ferroviários realizaram uma manifestação na sede da Polícia Federal (PF) para pressionar a instituição a devolver armamento apreendido com a categoria numa operação realizada em fevereiro do mesmo ano.

Na ocasião, 23 policiais ferroviários foram presos na Estação da Mangueira, no Recife. Destes, vinte foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e usurpação de função pública, enquanto três assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela prática de usurpação de função pública.

A operação foi realizada após a PF receber denúncias de abusos cometidos pela categoria nas estações e plataformas do metrô. Na portaria 3.252, publicada no Diário Oficial da União no dia 21 de dezembro de 2012, segundo a Polícia Federal, institui um grupo de trabalho para elaborar o projeto de criação da Polícia Ferroviária Federal e a transferência dos profissionais da segurança pública da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), entre outras empresas metroviárias. 

Comentários

Postagens mais visitadas