SMS-DENÚNCIA DA CPTM RECEBEU 5 MIL TORPEDOS DE USUÁRIOS EM 2009




O serviço de SMS-Denúncia da CPTM fechou 2009 registrando cerca de 5 mil mensagens enviadas por usuários via celular no ano. Entre as principais reclamações/denúncias estão as relacionadas ao comércio ambulante dentro de trens [23%] e ao som alto de aparelhos eletrônicos [22%].

Para se ter uma idéia do sucesso do serviço, cerca de 83% das intervenções da segurança motivadas pelo disque-denúncias de usuários foram resultantes do SMS-Denúncia e somente 17% do Serviço de Atendimento ao Usuário [SAU], por intermédio do telefone 0800 055 0121. O SMS-Denúncia funciona 24h por dia e o SAU, de segunda a sexta-feira das 5h às 22h, e aos sábados, das 6h às 18h. Ambos garantem o anonimato de quem denuncia.

Em funcionamento desde novembro 2008, o serviço via celular se consolidou em um importante auxílio dos cidadãos à segurança em trens e estações, especialmente no combate a comércio ilegal, pregação religiosa, vandalismo e outras infrações e delitos.

Como funciona

Para fazer uma denúncia via torpedo, basta enviar uma mensagem por celular para o número 7150-4949. Para maior eficiência na resposta da segurança, a CPTM orienta seus usuários para não esquecerem dos seguintes dados na mensagem SMS: tipo de infração cometida, características do autor, vagão [número ou posição 1º, 2º etc], número da linha, sentido do deslocamento do trem e a próxima estação de parada.

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