Ferrovia Centro-Atlântica conclui reforma de vagões-tanque em Alagoinhas


Bahia

Salvador - A Ferrovia Centro-Atlântica acaba de concluir a reforma de 62 vagões-tanque dedicados ao transporte de combustível. O trabalho envolveu investimento de R$ 1,5 milhão, aplicados não somente ao trabalho junto aos vagões, mas também à modernização da oficina da FCA em Alagoinhas, na Bahia, onde o serviço foi realizado. Com a conclusão dos trabalhos, os vagões estarão prontos a operar no trecho que liga Candeias (BA) a Montes Claros (MG), transportando álcool, gasolina e diesel para a Ipiranga.


De acordo com Alexandre Ítalo, gerente de Processos e Projetos da FCA, o processo de reforma foi iniciado ainda em fevereiro de 2011, com os últimos 15 vagões sendo entregues totalmente modernizados em dezembro. Ao todo, os equipamentos irão carregar um volume de cerca de 8 mil toneladas de combustíveis por mês. “A reforma de novos vagões já está sendo estudada para o ano de 2012, para atender a demanda de transporte de combustíveis na região”, afirma o gerente.

O projeto foi concluído em parceria com a Ipiranga, com a Ferrovia ficando responsável pela mão de obra e operação dos vagões. Do total de equipamentos, 30 já se encontravam na estação de Alagoinhas. Os demais estavam localizados em Minas Gerais e foram levados até a oficina para que os reparos fossem efetuados.

O trabalho envolveu a adoção de mecanismos de proteção especiais, aplicados para o transporte de produtos inflamáveis. Entre eles está a aplicação de engates do tipo Double Shelf, antitombamento.

“Esse dispositivo faz com que o vagão permaneça de pé mesmo em caso de descarrilamento da composição. Além disso, os trens que levam os produtos seguem em velocidade reduzida e trafegam apenas durante o dia, utilizando também maquinistas mais eficientes”, explica o gerente.

Para a aplicação das tecnologias aos vagões, a oficina de Alagoinhas passou por uma revitalização, que envolveu a reforma da caldeira e a área de desgaseificação dos tanques – um procedimento de segurança para eliminar vapores inflamáveis e partículas sólidas. Além disso, toda água que sai da lavagem passa por um processo de tratamento.
Fonte Jornal da midia.
PFF Abrão
http://www.pffbrasil.blogspot.com/


Comentários

Postagens mais visitadas