Falta de manutenção em linha férrea preocupa moradores de Sorocaba, SP


Moradores se mostram preocupados com falta de manutenção da empresa (Foto: Reprodução/TV Tem)

São 26 quilômetros de trilhos que cortam a cidade.
Concessionária que administra informou que faz a limpeza regularmente.

O sistema que trouxe desenvolvimento para toda a região de Sorocaba (SP) traz também preocupações. São 26 quilômetros de trilhos que cortam a cidade de Sorocaba (SP) e em muitos pontos, falta manutenção. A reclamação é de quem mora próximo á linha férrea e que sofre as consequências, como mostra a reportagem do TEM Notícias.

A madeira velha e apodrecida revela o perigo. Parafusos enferrujados já não seguram mais os dormentes. A situação denúncia a falta de manutenção. Em alguns pontos, a madeira apodreceu e só ficou a estrutura de ferro. Por dia, passam pelos trilhos oito trens que transportam celulose, minério, combustíveis e produtos siderúrgicos.
A concessionária que administra o sistema diz que no trecho urbano são oito passagens de nível, mas o número de locais usados pelos pedestres é maior. Em muitos lugares, o movimento é intenso durante todo o dia e não há cancelas e nenhum outro tipo de sinalização.
A discussão sobre a limpeza e manutenção da linha já foi parar na justiça. A concessionária foi condenada, mas recorreu. Na ação, o Ministério Público pede a troca dos trilhos desgastados, a substituição dos dormentes, a colocação de cerca em toda a extensão urbana, o corte do mato que cresce ao lado da malha e retirada do lixo. No bairro Barcelona, há anos a linha está abandonada, o trecho esta desativado, nenhum trem passa.
Por meio de uma nota, a "America Latina Logística", concessionária que administra a malha ferroviária, informou que faz a limpeza manual e a capina química regularmente. As próximas devem ser feitas ainda neste mês. Sobre o trecho desativado, a ALL alega que a manutenção é de responsabilidade da empresa "Votorantim Cimentos".
Desde que o contrato foi encerrado entre a concessionária e a empresa, em junho de 2011, coube a "Votorantim" cuidar da manutenção de uma área de 12 quilômetros. A "Votorantim Cimentos" se defende dizendo que faz a limpeza da área de forma esporádica e que vai enviar um funcionário ao local para verificar a situação.
PFF Abrão
www.pffbrasil.blogspot.com


Comentários

  1. AMIGO ESTOU COM UM PROJETO E PRECISO DA SUA AJUDA

    O PROJETO É VISITAR OS PÁTIOS FERROVIARIOS E ONDE TIVER MATERIAL RODANTE DA FEPASA OU RFFSA ABANDONADO VAMOS PINTAR COM AS CORES DO BRASIL, COLOCAR A LOGO DO GOVERNO E DO DNIT E FOTOGRAFAR. VAMOS ESPALHAR ESTAS FOTOS PELA WEB E QUE A NOTICIA CHEGUE ATÉ OS NOSSOS GOVERNANTES. QUEM SABE NÃO FAZEM ALGO PELA PRESERVAÇÃO

    mais informações
    http://amantesdaferrovia.com.br/photo/vag-es-dnit-araraquara-sp?context=latest
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a brincadeira pois creio na seriedade do projeto e suas boas intenções mas não se corre um risco gravissimo de faltar tinta?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas