CPTM IMPLANTA OPERAÇÃO DE SEGURANÇA


Daniel Carvalho
Objetivo: Projeto prevê embarque e desembarque mais seguros, sem os costumeiros empurrões na plataforma
Tiago Endrigo
Da reportagem
A Estação Guaianases da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai receber ainda este mês a operação Embarque Melhor. A medida tem como objetivo facilitar e organizar o fluxo de usuários dos trens que desejam embarcar no sentido Luz.

Mais de 150 funcionários vão orientar os passageiros na plataforma no horário de pico da manhã, entre 6 horas e 7h30. Para Mogi das Cruzes e demais estações das linhas 11-Coral e 12-Safira, ainda não há previsão para a implantação do serviço.

Os usuários de Mogi e região que embarcam nos trens sentido Luz em Guaianases devem ficar atentos a outras duas operações da CPTM, que funcionam simultaneamente: o Desembarque com Mais Segurança, que pretende evitar os recorrentes empurrões no embarque e no desembarque, e o Embarque Sentado, que garante às 40 primeiras pessoas que acessam os três primeiros vagões de cada trem façam a viagem sentadas.
Além disso, existe o Embarque Preferencial nas primeiras duas portas dos trens, que prioriza o embarque de deficientes, idosos, grávidas e pessoas com crianças de colo.



Organização
A nova operação, segundo a CPTM, permitirá a entrada de cerca de 480 pessoas em cada trem de maneira gradual. Embarcarão de 13 a 15 passageiros por vez, de acordo com a posição, em cada porta. Os demais usuários embarcam em seguida. Cada direcionador de fluxo dos vagões tem posicionadores no piso que demarcam o número de pessoas que deverão embarcar. A estratégia é semelhante a já adotada nas estações Tatuapé da CPTM e Sé do Metrô.

Comentários

Postagens mais visitadas