POLICIA FERROVIARIA FAZ SEGURANÇA EM CLASSICO NO RECIFE

Órgãos presentes à reunião desta quinta-feira:
Confira o efetivo policial para o Clássico dos Clássicos:
Batalhão de Choque
12º Batalhão da Polícia Militar
13º Batalhão de Polícia Militar
16º Batalhão de Polícia Militar
Comando de Policiamento da Capital
Polícia Ferroviária
Rádio Patrulha
Rocam
CIPCães
CIPMotos
Corpo de Bombeiro
Ministério Público
Juizado Especial do Torcedor
Grande Recife Consórcio de Transporte
Dircon
Emlurb
BPTran
CTTU
Vigilância Sanitária
Federação Pernambucana de Futebol
Sport
Náutico
Torcida Jovem
Gang da Ilha
Fanáutico
29/10/2009 | 12h52  |  Planejamento

Esquema de segurança para Clássico dos Clássicos de domingo está pronto

Vídeo

Esquema de segurança para Clássico dos Clássicos de domingo está pronto
Imagens: André Albuquerque/DP/D.A Press




Esquema de segurança para Clássico dos Clássicos de domingo está pronto Imagem: André Albuquerque/DP/D.A Press
Imagem: André Albuquerque/DP/D.A Press

A três dias do clássico entre Náutico e Sport, marcado para domingo, às 17h30, nos Aflitos, todo o esquema de segurança para receber os torcedores e manter a ordem do espetáculo está pronto. Uma reunião realizada nesta quinta-feira pela manhã, na sede do Ministério Público de Pernambuco, reuniu os principais órgãos responsáveis pelo poder de polícia envolvida no Clássico dos Clássicos (ver lista abaixo), que aproveitaram a oportunidade para ajustaram seus planejamentos para que todos possam trabalhar em conjunto e manter a paz dentro e fora do estádio.

As polícias Militar, Bombeiro e Civil vão destacar 645 homens que vão trabalhar em turnos e a partir das 8h, com o fechamento de todas as ruas que rodeiam os Aflitos, com exceção da Avenida Rosa e Silva. A via será fechada das 16h40 às 17h40 e depois das 19h20 às 20h20. O objetivo é garantir o fluxo dos torcedores na entrada e na saída do local da partida.

Dentro do estádio vão ficar apenas os 150 policiais do Batalhão de Choque, 17 representantes da CIPCães, que estarão com 10 animais, e mais 60 policiais bombeiros distribuídos em vários ponts estratégicos.

Na área externa, o policiamento vai do entorno dos Aflitos até os Terminais Integrados de Rio Doce, PE-15, Caenga, Camaragibe, Igarassú, Paulista, Morada da Paz, Cais de Santa Rita, Joana Bezerra, Afogados, Barro e Macaxeira. Apenas nesses terminais serão 67 policiais ajudando os que já fazem regularmente a segurança desses locais.

Nas estações de metrô, a Polícia Ferroviária vai dobrar o efetivo inclusive dentro dos vagões. O objetivo é impedir que as torcidas organizadas destruam o patrimônio público, façam arrastões ou roubem os usuários que estão indo para outros locais.A Rocam, CIPMotos e viaturas farão o trabalho nos principais corredores de briga de torcidas, como as avenidas Agamenon Magalhães e Conde da Boa Vista.

Ao redor dos Aflitos, a Dircon vai trabalhar com 32 pessoas que vão tentar regularizar o comércio ambulante que sempre se instala ao redor dos estádios em dias de jogos. Esse foi um pedido da Polícia Militar, pois os ambulantes terminam atrapalhando o fluxo de pessoas, o que se torna arriscado em caso de confusão ou correria.

A Emlurb vai fazer uma varredura para retirar todos os detritos que estão na rua e vai pedir para os prédios e condomínios evitarem colocar material de construção ou detritos na rua. Esses objetos geralmente são utilizados como arma pelos torcedores durante os confrontos entre eles ou até mesmo com os policiais.

Ainda ao redor do estádio estarão a Cavalaria, BPTran, CIPMoto, Rocam, policiais a pé, em bicicletas e em viaturas paradas em locais de grande circulação. Além disso, o Juizado do Torcedor vai estar funcionando normalmente.
"Essa reunião serviu para nós conhecermos o que cada um vai fazer e darmos opiniões, sabermos as necessidades de cada órgão. Isso mostra que o poder público está preocupado com a segurança do torcedor e a cidadania", afirmou o secretário geral do Ministério Público de Pernambuco e responsável pela reunião, Aguinaldo Fenelon.

Comentários

Postagens mais visitadas