quarta-feira, 30 de junho de 2010

TAV - dois projetos‏

Audiência Pública - TAV




Comissão discutirá projetos de implementação de trens de alta velocidade

A Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência pública na quarta-feira (30) para discutir projetos de implementação de trens de alta velocidade.

Há atualmente dois projetos de trem bala previstos. O TAV Brasil , com a implantação de sistema de alta velocidade entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (estrada de ferro 222), e outro, previsto no Plano Nacional de Viação, ligando Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba (estrada de ferro 333).

O projeto de implantação do trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já está mais adiantado. A estimativa inicial de investimentos é de R$ 34,6 bilhões. A implantação do sistema será feita com recursos privados e públicos. Pelo cronograma do Ministério dos Transportes, as obras estarão concluídas em 2014.

Estudo prévio

Os estudos para a implantação do sistema ferroviário de alta velocidade entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas foram iniciados em 1981. Na década de 90, o governo brasileiro realizou um estudo denominado Transcorr, em cooperação com o governo alemão, com o objetivo de identificar investimentos para modernização do sistema de transporte entre essas cidades. Esse documento serviu de referência para os estudos posteriores.

No ano passado, o Ministério dos Transportes contratou o consórcio que executou os estudos detalhados de demanda, traçado, análise econômica e financeira, modelo de concessão, operação e tecnologia e estudos ambientais.

Convidados

Foram convidados para o debate:

- o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos;

- o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo José Figueiredo Gonçalves de Oliveira;

- o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de

Passageiros (Abrati), Renan Chieppe;

- diretor da Área de Desenvolvimento de Negócios da Siemens Mobility, Elcio Aunhão;

- presidente da Alstom Brasil, Philippe Delleur;

- Paulo Benettis, representante da Trends Engenharia;

- representante de órgão de Defesa do Consumidor.

A audiência está marcada para as 14h30. O local ainda não foi definido.



HENRIQUES - PFF / RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário