Dois meses após choque de ordem, usuários voltam a ocupar cracolândia no Jacarezinho



Ediane Merola





RIO - Dois meses depois de a prefeitura acabar com a "cracolândia" que funcionava na linha férrea na altura da Favela do Jacarezinho, usuários de drogas voltaram a ocupar o local. A qualquer hora do dia, é possível encontrar homens e mulheres sentados nos trilhos dos trens ou perambulando pela área, onde foi realizado um choque de ordem no dia 20 de maio. Na ocasião, 39 construções irregulares foram demolidas e 23 moradores de rua acolhidos. No entanto, pelo menos um novo barraco já foi erguido na região. O problema se repete em Manguinhos, onde outra "cracolândia" foi flagrada ontem.
De acordo com a Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), a SuperVia deveria ter feito a manutenção da via férrea e, por enquanto, não será feita nova operação no Jacarezinho. Na internet, um vídeo de quase dois minutos, postado no fim de semana passado, mostra imagens feitas na "cracolândia" nos dias 3 e 10 deste mês. Nas cenas é possível ver que a área, restrita à circulação dos trens, está repleta de pessoas. Em nota, a SuperVia informou que o consumo de drogas é um problema grave de saúde e segurança pública e que mantém entendimentos com os órgãos públicos para realização de ações no sistema de trens. A empresa informou ainda que, após a intervenção realizada em maio, foi feita a recuperação do muro e a limpeza do local.
De acordo com a Polícia Militar, o 3º BPM (Méier) está monitorando a área e, no momento oportuno, realizará uma operação de repressão à venda e ao uso de crack no Jacarezinho. Segundo a PM, a região necessita de uma ação multidiciplinar e o batalhão já atua em parceria com outros órgãos, como a própria SuperVia e a Seop.
Leia a íntegra desta reportagem em O Globo Digital (somente para assinantes).
Leia mais:
Cracolândia no Jacarezinho dá lugar a creche

Comentários

Postagens mais visitadas