segunda-feira, 26 de julho de 2010

O QUE ME FEZ LEMBRAR O TREM DE PRATA

Vejam algumas fotos que localizei:
Carro restaurante na oficina em Rio Claro (FEPASA)

sucateamento em BOTUCATU - SP

effa budd800 da Fepasa Sendo cortado em pátio Boa Vista

Agora veja \como se encontra o Trem de Prata

corredor das cabinas

cabina

carro Restaurante

Bar


O Trem de Prata oferecia três tipos de cabinas; todas com banheiro: simples, com cama de solteiro (R$120), dupla, com beliches(R$240) e suíte, com cama de casal, banheiro amplo, frigobar, lavabo e armário (R$ 360). Luxo e requinte estavam em toda parte. Além dos dormitórios, estavam presentes no vagão-bar e no vagão-restaurante, em que se oferecia. um cardápio da tradicional cozinha francesa. A refeição, como o café da manha estava naturalmente incluída no preço. Um verdadeiro hotel em movimento.



O Trem de Prata começou a sair dos trilhos em 1998, quando as passagens aéreas ficaram mais baratas. Antes nas alturas, os bilhetes da ponte aérea entre Rio e São Paulo passaram a competir com o custo do bilhete ferroviário. Mas não foi somente isso. Enquanto o comboio esbanjava luxo e qualidade problemas na linha sem manutenção adequada, provocavam atrasos e até interrupção de algumas viagens, que tinham que ser completadas por ônibus.



Diante disso não restou outra saída: Em novembro o Trem de Prata deixou a Estação da Luz em São Paulo partindo para o Rio de Janeiro pela última vez.



Seu retorno, porém, não esta descartado. Basta que o serviço ferroviário melhore e as linhas sejam modernizadas. Passageiros, saudosistas ou não, com certeza não faltam.

è não é de cortar o coração ver o patrimônio Ferroviário ser destruido desta forma.



4 comentários:

  1. Isso e um verdadeiro tapa na cara da sociedade e destruiçao do patrimonio publico deveriam reativar esse trem e toda frota da Rede Ferroviaria Federal e tambem da Paulista.
    Isso e tudo interesse politico e da area de empresas privadas que compraram e sucatearam tudo ALL e MRS.O que esta faltando e gente pra gritar contra essa vergonha e situaçao de total abandono.Isso e dinheiro jogado fora meu e seu que esta agora lendo esse comentario aqui postado.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc amigo Mr tudo isso é um grande descaso para o povo brasileiro e kd o dinheiro da privatização da Rede Ferroviaria Federal? Ainda sonho que um dia possa voltar tudo de novo a ferrovia mas isso deve ser uma Utopia!

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que isso acontece... Realmente a viajem para o RJ é muito fácil e barata tanto de avião quanto de ônibus, mas acho que é possível manter todos os sistemas funcionando. No caso dessa linha, pelos menos apenas turisticamente, pois viajar de trem é muito mais bacana que de avião ou ônibus. Ao invés de descartar as opções, devemos agregar. 'Dispensamos" os trens assim como SP, capital, descartou seus rios. A grande questão é a má aplicação do dinheiro público e a visão apenas de lucros altos. O que quase com certeza o trem não traz. Outro dia li num blog que a linha SP-Santos pode voltar a funcionar. E vi também um tal de Great Brazil Express http://www.greatbrazilexpress.com/ mas achei bem estranhos que o site é apenas em Inglês... deixaram os brasileiros de lado nessa?

    ResponderExcluir
  4. Chama a polícia!!!!!ESTÃO NOS ROUBANDOOOO...

    ResponderExcluir